Será que a sua ótica está preparada para a Black Friday? Esta data se tornou essencial para o comércio brasileiro, oferecendo uma ótima oportunidade para fechar mais vendas e ampliar os lucros.
Porém, não adianta começar a pensar nisso apenas na última semana de novembro. Para ter sucesso, é preciso preparar sua loja com antecedência, garantindo condições atrativas para os compradores, mas sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.
Confira neste artigo 8 dicas para deixar a sua ótica pronta para a Black Friday de 2024. Mas, antes, vamos falar sobre as tendências de consumo para este ano.
O que esperar da Black Friday em 2024?
De acordo com a “Pesquisa de intenção de compra da MField”, 32,2% da população pretende comprar na Black Friday 2024. Além disso, 71% dos consumidores gostam de atendimento multicanal, ou seja, ter a opção de comprar tanto na loja física quanto na virtual.
No ano passado, 43,4% compraram durante a Black Friday, mas neste ano, 75,6% pretendem fazer compras. Sobre os canais escolhidos, 56,7% optam por lojas online, 18,6% por lojas online e físicas, e 3,9% exclusivamente em lojas físicas. Outros dados interessantes da pesquisa incluem:
- 53,6% acreditam que os descontos da Black Friday não são sempre verdadeiros e significativos.
- 91,6% consideram preços e promoções como o principal fator na hora de decidir onde comprar.
- 25% pretendem gastar entre R$ 151 e R$ 300.
- A forma de pagamento preferida é o cartão de crédito (76,9%), seguida pelo Pix (49,1%).
Esses números mostram um grande potencial de aumento de vendas para a sua ótica nesse período. Mas é crucial que você esteja bem preparado para atrair e atender esses clientes.
Como preparar a sua ótica para vender na Black Friday?
Para aproveitar ao máximo os benefícios da Black Friday, é necessário se preparar adequadamente. Como fazer isso na prática? Veja 8 dicas!
1. Prepare a estrutura da loja
Espere um fluxo maior de clientes em novembro, especialmente no dia da Black Friday. Prepare a estrutura do seu comércio para oferecer conforto aos clientes:
- Ampliando o número de cadeiras
- Melhorando a ventilação
- Disponibilizando água e um cafezinho
Conforto é essencial para manter os clientes de bom humor e dispostos a comprar.
2. Faça um levantamento do seu estoque
Controle seu estoque para decidir o que colocar em promoção e garantir que tenha quantidades suficientes. Analise os produtos mais vendidos nos últimos meses e aqueles que estão parados em estoque, e planeje promoções atrativas.
3. Decida qual tipo de promoção oferecer
Escolha os tipos de promoções para a Black Friday levando em consideração o que atrai os clientes e o que sua ótica pode oferecer sem prejuízos. Alguns exemplos são:
- Descontos agressivos: grandes abatimentos em produtos específicos.
- Descontos progressivos: descontos maiores para compras de múltiplos itens.
- Combos: kits de produtos a preços especiais.
- Serviço adicional agregado: como manutenção e limpeza grátis.
4. Prepare sua equipe de vendas
Além dos descontos, um bom atendimento é essencial. Treine sua equipe para ser eficaz e ágil, pois muitos clientes têm pressa e não querem esperar em filas. Um sistema de gestão pode agilizar o processo de venda, centralizando dados de clientes e formas de pagamento.
5. Defina formas de pagamento
Facilite o pagamento, oferecendo diferentes opções e condições, como parcelamento sem juros, crédito por carnê, desconto para PIX ou à vista.
5. Prepare sua equipe de vendas
Além dos descontos, um bom atendimento é essencial. Treine sua equipe para ser eficaz e ágil, pois muitos clientes têm pressa e não querem esperar em filas. Um sistema de gestão pode agilizar o processo de venda, centralizando dados de clientes e formas de pagamento.
6. Planeje suas campanhas
Crie um plano para definir produtos participantes, perfil do cliente, canais de comunicação e metas financeiras. Aproveite o mês de novembro para fidelizar clientes antigos com ofertas específicas.
7. Invista na sua vitrine
A vitrine é o primeiro contato do consumidor com a promoção. Invista em uma apresentação limpa, organizada e que destaque a Black Friday. Exponha produtos que chamem a atenção do seu público-alvo. Saiba mais no e-book “8 segredos infalíveis para a decoração da sua ótica”.
8. Não tente enganar seu cliente
Seja honesto. O consumidor atual pesquisa preços antes da Black Friday e perceberá se você maquiar os valores. A prática da “Black Fraude” pode causar danos à reputação do seu negócio. Prefira a honestidade para ganhar a confiança dos clientes e conquistar rendimentos duradouros.
Com essas 8 dicas, você estará pronto para planejar e executar uma promoção de Black Friday de sucesso. Prepare-se agora e garanta que a sua ótica esteja pronta para aproveitar todas as oportunidades que a Black Friday 2024 tem a oferecer.
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